Autoridades do Reino Unido e Irlanda investigam a contaminação de hambúrgueres de carne bovina por carne de cavalo. Os alimentos estavam sendo vendidos nas maiores redes de supermercados dos dois países.
A descoberta foi feita por centros de saúde da Irlanda. Foram verificados 27 produtos diferentes e constatados que dez deles possuíam DNA de cavalos, enquanto outros 23 continham DNA de porcos.
Os hambúrgueres foram produzidos em frigoríficos da Irlanda e de Yorkshire, no Reino Unido. Apesar de não apresentarem riscos à saúde, os alimentos foram retirados dos centros de venda.
Além dos hambúrgueres, em outros alimentos analisados também foram encontrados traços de DNA de outros animais, como cavalos e porcos. Em 31 produtos como tortas, lasanhas e molhos, 21 continham material genético suíno.
Diretor da Autoridade de Segurança dos Alimentos da Irlanda, Raymond Ellard elogiou as empresas que prontamente retiraram os produtos do comércio após a constatação. "Uma longa cadeia de investigações está em curso agora para verificar todos os ingredientes usados nesses produtos, de onde eles vieram e como a contaminação cruzada pode ter ocorrido", disse em entrevista à BBC.
Uma explicação para o caso é a forma como os frigoríficos trabalham, processando carnes de diferentes animais na mesma máquina. Entretanto, não existe resposta para a carne de cavalo, que não é produzida nos países. Após as denúncias, os frigoríficos estabeleceram uma rotina de investigações para descobrir as causas da mistura de carnes.
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/hamb%C3%BArgueres-com-dna-de-cavalo-s%C3%A3o-encontrados-na-irlanda-e-reino-unido--224501457.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude-nos deixar o Blog mais interessante e ajudar outras pessoas, deixe seu comentário!