quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Eis a questão: Ir pra Dublin estudar inglês ainda é uma boa escolha?


Essa dúvida é de todos! Devido aqui ter muitos brasileiros e a atual crise, muitos ficam em dúvida quanto a decisão de vir para cá. Os principais questionamento são:
- Devido ter tantos brasileiros, não fica difícil aprender o inglês devido ao alto contato com o português?
- Com essa crise, não está difícil conseguir emprego?

Alguns dias atrás, rolou uma discussão dessa na página do "Classificados Dublin" no Facebook e achei interessante escrever um post, pois assim não será só a minha opinião, mas também poderão comparar as opiniões de outros.

No final das contas, entre as respostam de "SIM" e "NÃO" vir, o resultado foi este:
Agora leia as opiniões de algumas pessoas sobre esta questão de vir ou não vir para Dublin:

SIM: alguns que responderam a favor

Júnior: Eu vim sem inglês, tenho muitos amigos brasileiros, moro com brasileiros e todo o tempo inglês e português, então não tem como não aprender inglês, estando aqui você aprende.

Priscila: É uma escolha que você faz, morar ou estudar com brasileiros, estando aqui você aprende sim independentemente de ter ou não ter muitos brasileiros, no seu dia a dia mesmo você vai precisar do inglês.

Laila: Brasileiro tem em todo o lugar do mundo. Morei na Austrália e lá também tem vários. Eu particularmente gosto de Dublin e aconselho a quem quiser vir sim. É uma experiência de vida sem noção. A maioria dos brasileiros moram no centro de Dublin, nos bairros mais afastados não tem muitos não.

Amanda: Vale a pena! Você chegando aqui pode viajar para vários lugares maravilhosos nos finais de semana  e ira se comunicar com várias pessoas, e durante as aulas pode fazer curso gratis na biblioteca.

Amaral: Viajei por 33 países, em todos eles eu encontrei brasileiro. 99% das pessoas que se deram bem por aqui chegaram aqui com pouco dinheiro no bolso e sem entender nada do idioma local, ou seja, superaram as dificuldades e deram a volta por cima! Quem chega aqui com as coisas tudo arranjada e fácil vive reclamando. Coloque seus objetivos no papel e corra atrás deles! A principal diferença entre a Irlanda e o resto dos países de língua inglesa, é que aqui o brasileiro é bem vindo! Aqui todo gringo tem vários amigos brasileiros, e todo brasileiro tem vários amigos gringos, só não aprende inglês quem não quer!


NÃO: alguns que responderam contra, ou seja, que Irlanda não deve ser escolhida para Intercâmbio.

Michelle: Olha eu acho o que o Amaral falou está certíssimo, mas se você pode escolher e seu objetivo é mesmo o inglês, procura outro país. Aqui tem as vantagens sim, mas também é muito frio, chove, quase não tem sol e realmente tem muita gente falando português o tempo todo, se poder escolher outro país é melhor.

Daiane: Além de fazer frio, ainda chove de 2 em 2 dias praticamente. Tem suas vantagens, mas está cada vez mais difícil trabalho. Em relação ao inglês, eu cheguei aqui sem saber o verbo TO BE, mas faz 4 meses que estou aqui e já estou me virado bem, tenho meus amigos brasileiros mas também tenho amigos Irish. Mas se você puder escolher outro lugar tipo Austrália, lá é lindo e quente.


Agora a minha opinião:
Para você escolher um lugar para fazer intercâmbio, você deve analisar vários fatores: investimento, possibilidade de trabalhar e etc. A maioria das pessoas que vem fazer intercâmbio não tem muito dinheiro para gastar, então Irlanda é muito escolhido devido o investimento ser menor em relação aos outros países, e também não é todos os países que te dão um visto em que você pode estudar e trabalhar. Acho que esses fatores são mais relevantes do que deixar de escolher aqui por que faz frio e chove de 2 em 2 dias!!!
Em relação a trabalho, realmente não está mil maravilhas, mas pra quem está correndo atrás sempre está achando alguma coisa pra fazer. 

Dublin é aonde se concentra a maioria dos brasileiros, é comum andar nas ruas e ouvir português, mas como o Amaral disse, todos tem um amigo Irish, a questão vai ser se você só sair com brasileiro. Também tem as cidade vizinhas que quase não tem brasileiros, uma opção é você comprar um curso nessas cidades.
Bom, acho sim que Dublin ainda é uma boa escolha para fazer intercâmbio, mas tudo vai depender o que é relevante pra você, se você tem um dinheiro a mais pra investir, procurar outro país com menos brasileiro e um clima mais agradável talvez seja uma boa idéia, mas se você quer unir o útil o agradável (baixo investimento, possibilidade de viajar pela Europa com custos mais baixos e etc) Welcome to Dublin!

Espero ter ajudado!
Beijos!

4 comentários:

  1. Genaine, adoro seu blog, sempre entro aqui para ver as novidades. Estou indo em Junho para Irlanda, e a questão do trabalho tem me preocupado muito mesmo, ouvimos tantas coisas, mais só quem esta ai que pode dizer extamente. Você disse que pra quem buscar, é posivel sim arrumar trabalho, mais por onde devemos começar? Qual o tipo de trabalho mais facil de arrumar... meu inglês não é dos melhores, mais ACHO que da pra me virar no começo. Por onde devo começar a buscar? rs =/

    Beijoos
    Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela, muito obrigada pelo carinho!!!!
      Olha, pra meninas sem dúvida o mais fácil é o de Au pair (babá) e acho que você deve começar por alguns sites específicos, dá uma lida nestes dois posts:
      http://vemcomigoprairlanda.blogspot.com/2011/12/tudo-sobre-aupair-na-irlanda.html
      http://vemcomigoprairlanda.blogspot.com/2011/10/sites-de-emprego.html

      Beijos

      Excluir
  2. ola,tudo bem? adorei seu blog,tirou muitas duvidas mais eu procurei aqui e nao acheiEstou querendo fazer esse curso na irlanda,so que eu to querendo sair do brasil para morar em outro país ja faz um tempo,e conversando com um amigo a um tempo atras ele me falou que na irlanda voce aprende o ingles e ainda pode trabalhar,o que me interessou muito! e queria saber como funciona,se é possivel ficar la depois do curso e tal?! e esse meu amigo falou tbm que se eu tivesse uma bisavó que tivesse nascido na uniao europeia eu conseguiria o visto,seila como fala! se puder tirar essa duvida agradeço muuito!
    se puder responder no meu e-mail agradeço: estikthiagoestik@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido no email, e para que outros também possam se beneficiar com a resposta vou escrever aqui também:

      Sim, a Irlanda é um dos países que vc pode ir estudar e trabalhar. Você compra um curso de 6 meses aula + 6 meses férias e tira o visto para 1 ano. Se depois vc quiser continuar é só comprar outro curso e renovar o curso. Vc pode fazer isso por 3 vezes ( ou seja, 3 anos). Depois disso eles renovam só para cursos mais específicos como curso técnico e graduação por exemplo, claro que conheço gente que está lá por tempo e não tem nada disso, casos e jeitinhos ne,rsrs. No seu caso, como tem bisavó europeu vc precisa é tirar o passaporte europeu para ter passe livre, sobre isso não consigo te informar como fazer, acho que vc vai ter que se informar num Consulado talvez. Espero ter ajudado. Beijos

      Excluir

Ajude-nos deixar o Blog mais interessante e ajudar outras pessoas, deixe seu comentário!