Tudo sobre Intercâmbio



Interessado em fazer Intercâmbio na Irlanda?
Se quiserem fazer contato, tirar alguma dúvida, ver fotos, ver notícias da Irlanda, adicione o Blog Vem comigo pra Irlanda no Facebook, clique aqui.

Espero que eu possa ajudar vocês! Leiam, comentem e divirtam-se!!!!

Como imaginei que um monte de pessoas iriam me perguntar como, onde e porque Irlanda, então resolvi escrever um passo-a-passo de tudo, ai vocês vão saber como cheguei e qual é o passo-a-passo para chegar aqui!

1° PASSO:  A IDÉIA!

Bom, confesso que intercâmbio é algo que sempre tive vontade de fazer, pra conhecer outras culturas, países, poder viajar e sem dúvida nenhuma: aprender o inglês!!! Cansei de fazer curso aqui, ter que ir na aula de inglês após um dia cansativo de trabalho ou sacrificar meu sábado, e depois que sair da aula escutar português, português e português... sem falar que aqui, se você não é cobrado pelo inglês no trabalho a gente acaba deixando ele no segundo plano, terceiro ou em plano nenhum mesmo, e sentimos falta dele quando ficamos desempregado e uma vaga exige inglês ou até mesmo pra tentar um mestrado! 
A questão de estar longe de casa não me assusta tanto, já pude experimentar todas as fases da "Adaptação fora de casa", não é fácil, mas sobrevivi, porque não ir para a fase de "Adaptação fora do país"? Então comecei a juntar uns "trocadin" daqui e uns dali, e com isso as coisas estão dando certo!!!

2° PASSO: O QUE FAZER E PRA ONDE IR

Bom, a minha idéia sempre foi estudar inglês e poder trabalhar também, porém o meu inglês é básico!! Com isso em mente fui a algumas agências de intercâmbio para ver quais os pacotes que encaixaria com o que eu buscava. Então me passaram o seguinte:

- Canadá, EUA e Inglaterra: possuem pacotes para inglês iniciante porém o visto de estudante não permite trabalhar. Para conseguir o visto para trabalhar, o pacote exige que você tenha no mínimo inglês intermediário, que não é o meu caso.

- Austrália e Irlanda: Esses dois países possuem pacote para inglês iniciante e o visto de estudante permite você trabalhar meio período durante o curso e integral durante as férias! Oba! Esses dão pra mim!!!
Mas gente não se iludam, nenhuma agência arruma emprego pra você lá, a gente que tem que correr atrás quando chegar lá!!! Pacote que você já vai com emprego são aqueles pra trabalhar de babá ou aqueles que você vai fazer estágio, lembrando que exige no mínimo inglês intermediário!

3° PASSO: DECIDIR O PAÍS

Após verificar os requisitos ficou fácil, eu tinha duas opções: Austrália ou Irlanda! Com isso começa as pesquisas sobre os dois países, vantagens e desvantagens:


Bom, com isso ficou fácil decidir né? A palavra chave é BARATO, POUCO INVESTIMENTO! rsrsrs, mesmo que seja no Alaska!!rsrs (ai também não né!)

4° PASSO: CALCULANDO O INVESTIMENTO NECESSÁRIO


Mais importante que fazer o intercâmbio é saber se temos o dinheiro necessário para fazer o intercâmbio. Isso é uma das principais dúvidas que as pessoas tem: De quanto é o investimento?

Bom, o quantia do valor empregado vai depender de algumas coisas: O preço do curso na escola escolhida, o preço das passagens na aviação escolhida, e mais importante de todos: cotação do euro e do dólar na época! Vou mostrar mais ou menos quanto fica, os cálculos serão baseados no valor do euro (2,40) e do dólar (1,55) na época que eu fiz as compras do curso, passagem e compra de euro, Junho de 2011.

Preço do pacote do curso: 3.500 reais (média).  Nesse preço inclui: Curso de 6 meses 15 h semanais, 6 meses de férias, Seguro de Saúde Governamental obrigatório e transfer. Você acha mais curso bem mais barato e bem mais caro, depende da escola.

Preço das passagens: 2.000 reais. Nesse preço está incluído ida e volta. Esse preço é pela agência KLM, mas quem quiser pela Ibéria é mais barato.

Compra dos euros: 3.000 euros x 2,40 reais = 7.200 reais
                              500 euros x 2,40 reais = 1.200 reais
OBS: lembrando que os 3.000 euros vai no cartão VTM e os 500 euros traz em espécie pra usar enquanto os 3.000 não é liberado na conta. Depois esses 3 mil euros serão usados para seu sustento aqui.

TOTAL: 13.900 reais. Arredondando uns 14 a 15 mil reais. Mas LEMBRE-SE, esses cálculos são baseados na época que eu vim (Junho de 2011), os valores podem alterar consideravelmente, então se você tem um sonho de fazer intercâmbio não se assuste com o valor, pesquise primeiro, quem sabe você consegue dar um jeitinho?

5° PASSO: ONDE E COMO COMPRAR

Depois que decidi o país ficou mais fácil. Comecei a pesquisar sobre agências, pessoas que foram, escolas e etc. Muito importante é procurar por depoimentos de pessoas que foram, elas são as mais indicadas pra recomendar agências, porque algumas fazem as pessoas passar aperto!! Na página " Sites e Blogs"  tem várias dicas de blogs e sites que possui depoimentos de pessoas falando das escolas e agências por onde compraram os pacotes. Mas quero lembrar que isso é uma loteria gente, pode dar certo pra muitos e você ser sorteado pra dar errado! Tudo na vida é um risco!
O legal também é ir atrás de pessoas no Facebook, orkut e etc que estão indo ou chegaram no local, fazer amizade, perguntar como está sendo....eu mesmo já fiz umas 4 amizades!

Uma coisa é fato: os preços de uma agência para outra varia demais, então é pesquisar mesmo!!! Tem vários pacotes pra várias escolas com vários preços, o que diferencia é o local da escola (se ela está situada no centro da cidade), o tamanho da escola (grande ou pequena), quantidade de cursos oferecidos (Curso de Inglês, Curso Técnico, Pós graduação) e também, acreditem ou não, quantidade de brasileiro! rsrsrsr....É que nem todo brasileiro tem muito dinheiro para investir, então escolhem escolas mais baratas e com isso tem escolas que são 95% composta de brasileiros. Bom isso vai do pensamento e do bolso de cada um!!! Vai depender do quanto do dinheiro que você está disposto a pagar pelo curso, mas tem escolas muito boas com preço mais acessível!

Você também tem a opção de fechar diretamente com a escola. É só você entrar em contato com as escolas (geralmente eles tem um funcionário brasileiro lá). Daí você mesmo dá andamento nos papéis que são bem simples de fazer.

Escolhida a agência e a escola é só começar dar andamento nos papéis!

6º PASSO: A PAPELADA

Eu resolvi fechar diretamente com a escola. Achei que estava compensando mais. O pacote que fechei inclui o curso General English (Inglês geral) 15 horas semanais, onde é 6 meses de curso e 6 meses de férias, uma semana de acomodação em residência estudantil, translado (alguém me pegar no aeroporto) e seguro de saúde governamental ( que é obrigatório). Este tipo de curso permite tirarmos um visto de 1 ano e trabalhar meio período durante as aulas e tempo integral nas férias, ou se não você pode comprar mais 6 meses de curso (eles dão um descontinho!). Mas você deve estar se perguntando: Mas na Europa não precisa de visto. Sim, não precisa de entrada, mas precisa pra ficar lá!

A primeira coisa foi preencher um formulário da escola (quase que um currículo), scanear comprovante de endereço e alguns documentos e enviar por email, assim eles enviarão o boleto para fazer o pagamento ( eu fiz o pagamento em reais já). Feito o pagamento, você envia o comprovante e após alguns dias você recebe uma carta da escola falando que você fez o pagamento e que está matriculada. Esta é a carta necessária para fazer a compra das passagens.

7° PASSO: COMPRA DAS PASSAGENS


Após o recebimento da carta da escola falando que seu curso está devidamente pago e que você está matriculado, você já pode efetuar a compra da sua passagem, pois é com esta carta que você consegue comprar a passagem com tarifa estudantil.

Quem optou comprar o curso por agência pode aproveitar e comprar as passagens também. Eu optei comprar as passagens diretamente na companhia aérea devido sair mais em conta.

Existem várias companhias que fazem o vôo para Dublin - Irlanda, como a Ibéria, KLM, Air France, TAM, entre outras, todas fazem conexão em algum país. As mais baratas são a Ibéria e KLM. A Ibéria faz conexão  em Madrid na Espanha e a KLM em Amsterdã na Holanda. Eu optei pela KLM devido alguns depoimentos  sobre a Ibéria de algumas pessoas que conheço. Mas isso é de cada um, confesso que os preços da Ibéria são bem atrativos.

Fatores que influenciam nos preços das passagens são o valor do dólar e também se a data escolhida é alta ou baixa temporada. Então preste atenção porque uma alteração de um dia a mais ou um dia menos na data escolhida pode fazer uma bela diferença no preço.

Na hora da compra, você vai comprar a passagem de ida e a de volta (que é um quesito para tirada do visto na Irlanda), mas geralmente a companhia não tem liberado no sistema passagens para daqui um ano, então é só pedir para marcar para a data mais distante que tem e depois fazer a mudança para a data desejada (a primeira mudança da data da passagem eles não cobram taxa!).

Efetuada a compra, é só aguardar o ticketing chegar por email, imprimir e levar na hora do embarque!

8° PASSO: COMPRAR EUROS


Um dos requisitos para fazer um intercâmbio na Irlanda é apresentar 3.000 euros. Antes necessitava somente de 1.000 euros, mas desde de abril deste ano (2011) aumentou para 3.000 euros (salgado, não?). Quando chegarmos na Irlanda, esse dinheiro vai ser depositado em uma conta em que vamos abrir num banco lá. Com o comprovante de abertura da conta e outros documentos conseguimos nos registrar no GNIB e com isso ficar legal no país. Mais sobre esse documento, leia em Imigrando: Como se registrar na GNIB, site Vida na Irlanda. 

Bom, sabendo disso precisamos então levar esse dinheiro. Uma forma simples e fácil é VTM (Visa Travel Money), é como se fosse um cartão de débito do Visa que é aceito em vários países. Esse cartão é adquirido em várias casas de câmbio e alguns bancos mesmo, como por exemplo Banco do Brasil (porém para conseguir comprar moeda no Banco do Brasil você precisa ter conta corrente pelo menos três meses!). Além disso é importante levar um extra com você, pois esse dinheiro que vai depositar no banco pode demorar uns dez dias para liberar, então todos recomendam levar no mínimo mais 500 euros em espécie.

É importante que pesquise bem nas casas de câmbio, pois o valor do euro de uma para outra pode variar até 5 centavos, que no montante total fará uma boa diferença.

9° PASSO: FAZENDO AS MALAS

Esta é uma das horas mais difíceis, sempre ficamos pensando o que devo ou não levar.
Li alguns depoimentos das pessoas e ouvi alguns conselhos de pessoas conhecidas. Escutei desde levar quase tudo até levar quase nada, nada mesmo, só as roupas do corpo porque lá é tudo barato.
Alguns blogs até passam algumas listinhas, como:


Bom, todo o conselho é bem vindo nessas horas (bem que conselhos as vezes deixa a gente mais em dúvida ainda). Mas quanto a mim, o que eu acho e que eu trouxe é: Não devemos ser nem 0 e nem 80, ou seja, não exagerar mas também não trazer NADA é loucura.
Acho que se você trazer tudo que essa listinha fala sua mala vai ficar muito pesada e depois você ficar andando com ela pra cima e pra baixo no aeroporto é demais. Sem falar que existe um limite de bagagem e peso que pode ser despachado no aeroporto (se não me engano na KLM eu podia levar duas de 32kg).
As coisas que trouxe estão marcadas na lista com a seta vermelha. Mas quero destacar algumas coisas:

1° Como vim em Julho (verão) não trouxe muitos casacos para não encher muito a mala, e outra que casacos aqui são baratos. Mas caso você venha no inverno, acho melhor se equipar um pouco mais.

2° Trouxe o mínimo possível, porque a gente sempre acaba comprando roupa, sapatos e outros (aqui é realmente barato, como de 2 a 10 euros conseguimos comprar boas coisas, sapatos tipo sapatilha de 10 euros, tênis Nike 40 euros e etc), então se enchermos a mala, quando voltar pra casa você vai ter que deixar muita coisa pra trás, então se puder comprar algumas coisinhas aqui é melhor. Mas sei que nem todos tem uma graninha pra fazer um enxoval inteiro, então trás o que achar necessário e só deixa pra comprar algumas coisinhas aqui.

3° Interessante trazer pelo menos dois lençóis e fronha, porque vai saber se na acomodação não vai precisar, na minha não precisei, lá tinha lençóis e edredon, mas fronha usei as minhas. Tragam umas duas toalhas também.

4° Algumas pessoas ficam perguntando se precisa comprar ai o adaptador de tomada, pois aqui a tomada é diferente (veja aqui como fazer uma macete para não precisar de adaptador!). Deixem pra comprar o adaptador aqui, na Loja 2 Euros, você compra o adaptador por 2 euros.
Lembre-se: aqui as tomadas são só de 220 volts!!!

5° Descobri que trazer secador de cabelo nem sempre é conveniente porque fui tentar utilizar um aqui com o adaptador e o secador queimou (os adaptadores trem fusível) os dois adaptadores, a explicação foi que a tensão do secador ( e ferro de passar roupa também) é muito alto então o adaptador não suporta. Então se a tomada do seu secador não for aquela que dá pra fazer o macete então melhor nem trazer, só vai encher sua mala, deixa pra comprar um aqui, que custa de 6 (mais básicos) até uns 30 euros (mais profissionais).

6° Se não puder deixar pra comprar um tênis aqui (uns 45 a 60 euros da Nike) então traga um bom tênis porque aqui você vai andar demais, demais mesmo. As coisas aqui são relativamente perto, tipo uns 20 min pra escola, mais 10 min pro Pub, 30 min pro centro dependendo de onde estiver, e o ônibus aqui custa 1,65 euros e não passa em todos lugares, então muita gente prefere ir andando mesmo.

7° Dê preferências a blusas de manga curta e manga comprida não muito quente, porque por mais que na rua faça friozinho, nos lugares (escolas, pubs e dentro de casa) é quente. Se você colocar só roupa quente você vai assar nesses lugares, coloque alguma roupa mais leve por baixo e um casaco quente, chegando nos lugares é só tirar o casaco!

8° Garotas as calças jeans aqui não são muito legais, elas não caem muito bem no corpo, são meio quadradas, então dependendo do seu corpo melhor trazer as do Brasil mesmo.

9° Uma coisa muito importante é você trazer alguns remédios, por que aqui é um pouco caro, segue uma listinha:


10° Trazer notebook e celular? Bom se seu celular for desbloqueado (usa qualquer chip) você poderá usá-lo com o chip daqui, funciona normal, é bom que é mais um dinheirinho economizado. Eu trouxe meu notebook, alguns deixam pra comprar aqui, pode variar de 400 euros um novo mais simples, vai depender marca e configuração.

11° Na mala de mão é interessante você colocar, escova de dente, pasta, um sabonete, uma toalhinha, um creme para as mãos, uma muda de roupa (as vezes as malas são extraviadas, então previna-se)

12° Uma dica é colocar alguma coisa que caracterize sua mala, tipo uma fita colorida por exemplo, pois quando as malas estão na esteira parece que todas são iguais, principalmente se ela for preta, você sinalizando ela fica bem mais fácil de encontrar.

10° PASSO: CONFERINDO OS DOCUMENTOS

Véspera de viagem, malas prontas e baita ansiedade...mas não esqueça de fazer um check-in se não está faltando nada, principalmente documentos. Uma dica é trazê-los numa pastinha na mala de mão, são eles:
- Carta da escola confirmando matrícula
- Carta da acomodação
- Passaporte
- Euros em espécie e cartão VTM com 3000 euros.

Depois de confirmar que está tudo ok, é só tentar ter uma bela noite de sono, porque a viagem é longa...caso optou pela KLM:
São Paulo – Amsterdã – 12 horas
Amsterdã – Dublin – 1 hora

11° PASSO: PASSANDO PELA IMIGRAÇÃO

Essa é a hora que tememos, a imigração. Mas não se preocupe, é muito tranqüilo.

A passagem pela imigração é feita em Dublin. Após desembarcar andamos por vários corredores, a dica é, siga a multidão. Então vai ter uma fila para os Europeus e outra para estrangeiros, vá para a dos estrangeiros. Fique com o passaporte, a carta da escola e a carta de acomodação na mão (não precisa mostrar os euros nem o VTM não, isso é em outra ocasião). O rapaz irá te chamar, então você já entrega esses documentos para ele, provavelmente irá te perguntar se você já esteve na Irlanda e se veio para estudar. Ai ele vai pedir para você encostar numa parede lá para tirar foto. Depois vai carimbar seu passaporte e te dar um papel verde falando que você tem 1 mês para procurar a imigração para pegar o visto permanente. E pronto! Simples assim.

Muita gente fica preocupado de não saber inglês, mas relaxa, tudo é muito simples. Caso não entenda o que ele está falando fala “Sorry”, então ele repete, ou arruma outra forma de te falar, ou ele deixa pra lá rsrs.
Só pra vocês terem uma idéia, um amigo meu teve as malas extraviadas, então ele foi falar com alguém do aeroporto, porém ele não estava entendo o que eles estavam falando, então o rapaz do aeroporto pegou um notebook, abriu na página do Google Translate e digitou tudo passando para o português!!!! Rsrs...Tudo dá um jeito!

Logo depois tem a esteira onde você pega suas malas e a porta de saída. Se você contratou um transfer (alguém para te pegar) ele estará nesta porta te esperando, eu aconselho a contratar um transfer, menos uma preocupação de procurar taxi, ele já te leva direto pra acomodação e ainda te mostra alguns points da cidade.

12° PASSO: COMPRANDO O CHIP DO CELULAR

Lá no Aeroporto mesmo você já pode comprar o chip pro celular. Você pode pedir para o transfer te mostrar a loja. Aqui o melhor pra comprar é o Vodafone porque todos tem ele e não paga a ligação de um Vodafone para outro. É só pedir que na loja a funcionária já cadastra para esta promoção, se você um aparelho desbloqueado você já sai falando, ou se não, compra um um lá na loja mesmo, com uns 50 euros dá pra comprar o chip – 10 euros + crédito – 20 euros + aparelho.

Os custos das ligações para o Brasil são:
0,09 cents para telefone fixo
0,25 cents para celular

Caso não dê para comprar o chip no Aeroporto, não se preocupe, no centro de Dublin tem outras lojas que você pode comprar, ok?

13° PASSO: PROCURANDO ACOMODAÇÃO


Quando eu estava olhando o Intercâmbio, o que as pessoas mais me perguntava e ainda pergunta é: Onde você vai ficar?

Bom, quando a gente compra o pacote com curso, já devemos comprar no mínimo 1 semana de acomodação. Não, isso não é pouco! Geralmente é o suficiente para encontrar um local legal para ficar, e outra que acomodação não é muito barato, é no mínimo 80 euros por semana, então quanto mais você ficar na acomodação estudantil, mais caro fica.

Procurar moradia não é difícil, e geralmente as escolas te ajudam. Existem alguns sites, blogs que ajuda muito, são eles:
www.daft.ie
www.brazukasemdublin.com
Comunidade Brasileiros na Irlanda - Orkut

O primeiro é um site daqui. Lá os pessoal anunciam casa para comprar, casa para alugar, e pessoas procurando pessoas para dividir casa. No blog Vida na Irlanda explica direitinho como usar o site: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html. Existe outros sites daqui que anuncia mas esse é o principal.

O segundo é um site, que 2 vezes por semana é feito um apanhado dos principais sites de acomodação daqui e é postado. Isso facilita muitooo!

O terceiro é uma comunidade do orkut que os brasileiros ficam postando anúncios de vagas.

Após visualizar uma vaga, você faz o contato com a pessoa e agenda uma visita. É importante verificar se na casa tem eletrodomésticos (geladeira, microondas, máquina de lavar, aquecedor) e se estão funcionando. Algumas já vem com panela, roupa de cama e etc. Outras você precisa comprar algumas coisinhas.

Uma dica é pesquisar bem, se possível pegar referência da pessoa que está te passando a vaga para evitar alguns calotes! Algumas pessoas perguntam se podem já fechar a vaga ainda no Brasil, eu não recomendo porque é interessante você visitar a casa antes de fechar por que nem sempre o que está na foto é o que é realmente. Por exemplo, é bom verificar se os carpetes não estão mofados. Mas se você já tiver alguém de confiança que pode olhar isso pra você, então beleza.

O preço vai depender do local, quantidade de pessoas, se é estrangeiro ou não. Casas mais perto do centro são mais caras. Dividir a casa com mais pessoas sai mais barato. Morar com brasileiros geralmente sai mais barato. A dica é procurar uma casa mais ou menos perto do Centro e da sua escola. Por que no inverno sair de casa pra andar horas vai ser complicado. Enfim, a média é uns 200 euros por mês pra uma vaga com aproximadamente mais 4 pessoas perto do centro. Além do aluguel, é acrescentado mais conta de luz (pago de 2 em 2 meses), internet e TV a cabo. Dando em média 250 por mês, EM MÉDIA! E outra coisa é que a maioria das vagas pede um "Depósito" junto com o primeiro aluguel. Geralmente este depósito é o mesmo valor do aluguel. Este depósito é como se fosse uma garantia de pagamento do aluguel e você resgata ele quando sair do AP e colocar outra pessoa no lugar, o depósito dessa pessoa será o resgate do seu depósito.

14° PASSO: TIRANDO O PPS

Durante a pesquisa sobre o intercâmbio na Irlanda você deve ter lido que quando chega aqui você tem 3 passos para fazer:
1° Tirar PPS
2° Abrir conta no banco
3° Ir na imigração

A primeira coisa que você deve fazer em chegar em Dublin é procurar sua escola. Lá eles vão te orientar em tudo. E vão te dar uma carta para tirar o PPS e abrir a conta do banco.

Na minha escola eles explicaram todos os passos e ainda disponibiliza uma pessoa que nos acompanha para tirar esses documentos.

O PPS é o documento que nos permite trabalhar aqui na Irlanda.O local fica no centro de Dublin. Você chega lá com seu passaporte e a carta que a escola te deu para tirar PPS. Você pega uma senha e espera. Quando chegar seu número, você vai numa cabine e preenche um formulário e pronto!Aguarde que seu número de PPS vai chegar pelo correio no seu endereço dentro de 7 dias.

Caso você esteja numa acomodação, a carta chegará lá ou será direcionada para a escola.

15° PASSO: SOLICITANDO O SEGURO DE SAÚDE E A CARTA DA IMIGRAÇÃO


Assim que você chegar na escola, um dos passos é você solicitar a carta de Seguro de Saúde Governamental (esse seguro você já compra junto com o curso, pois é obrigatório). Essa carta demora aproximadamente uns 7 dias pra chegar e é necessária para ir na Imigragação para tirar o visto.

Outro documento é o VISA, uma carta que a escola envia para a Imigração para você conseguir tirar o GNIB (o visto). Essa carta não fica com você, o que algumas escolas fazem é tirar uma cópia da carta para você ter para comprovar que a carta foi enviada. O VISA é interessante você solicitar uma semana antes de ir pra Imigração, para evitar que a carta não se perca na papelada  da Imigração e eles falem que ela não foi enviada.

16° PASSO: ABRINDO A CONTA NO BANCO

Para abrir a conta no banco você precisa:
- Carta da escola para abertura de conta no banco;
- Comprovante de endereço;
- Passaporte

O costume é você esperar a carta do PPS chegar, porque com o envelope carimbado do correio serve de comprovante de endereço. Mas tem muita gente (inclusive eu) fazendo um esqueminha para comprovar o endereço e acelerar a abertura da conta. É só você pegar a carta da escola que te dão para abertura da conta colocar num envelope, colocar o endereço da escola como remetente, o seu endereço como destino, colocar um selo e colocar numa destas caixinhas verdes do correio espalhado pela cidade. No outro dia já chega na sua casa/ acomodação. Esse envelope será seu comprovante de endereço.

A maioria das pessoas abrem a conta no Bank of Ireland, um bem grande no centro. Chegando lá você vai para “New customers”. Entrega o comprovante de endereço, carta da escola para abertura de conta e passaporte. Preenche um formulário e pronto! A senha vai chegar no seu endereço aproximadamente 7 dias e no outro dia mais ou menos chega o cartão. Mas como disse anteriormente, geralmente as escolas disponibilizam alguém para te acompanhar.

17° PASSO: DEPOSITANDO O DINHEIRO NA CONTA

Após chegar o cartão e a senha da conta do banco na sua casa, você vai ao banco, no mesmo balcão que abriu a conta e pede para te passarem o número da sua conta, a moça escreve o número no papel e te passa na hora. Diferentemente do Brasil, o número da sua conta não vem escrito no cartão.

Com o número da sua conta em mãos, você já pode sacar os 3000 euros que está no seu cartão VTM e depositar na sua conta.

Uma coisa importante ressaltar é que cada saque feito no cartão VTM é descontado 2,50 euros. Ou seja, se você fizer muitos saques, os 2,50 vai sendo debitado dos seus 3000 euros, e depois você vai ter que completar os 3000 euros para conseguir o visto na Imigração. Por isso que trazemos os 500 euros por fora, pois ele ajuda a nos manter enquanto não podemos movimentar esses 3000 euros.

Eu consegui sacar 2000 euros no caixa eletrônico do banco, e no outro dia saquei mais 995 euros, pois foi descontado 5 euros dos dois saques. Esses 5 euros eu completei com o dinheiro que trouxe por fora, os 500 euros. Não sei se todos os VTMs permitem sacar essa quantia por vez, é bom se informarem qual o máximo que conseguem sacar, para evitar perder 2,50 por saque.

Para depositar é só ir no balcão do lado contrário que abriram a conta e pedir para depositar. Eles vão te dar uma papel pra preencher com Nome, endereço, telefone e quantia. Após preencher é só entregar o dinheiro, pegar o comprovante e pronto. Por favor gente, após sacarem já vão lá e depositem, não fiquem andando com dinheiro pra cima e pra baixo hein!!!

18° PASSO: SOLICITANDO O "BALANCE" DA CONTA

Após fazer o depósito, o dinheiro já cai na conta no dia seguinte. Completando os 3000 euros, você já pode ir no mesmo balcão que abriu a conta e pedir o "Certificate of Balance", é um documento feito a mão comprovando que  você possui 3000 euros em sua conta. Esse é um dos documentos necessários para levar na Imigração.

19° PASSO: TIRAR GNIB (IMIGRAÇÃO)


Tendo esses documentos em mão:
- Passaporte
- PPS
- Carta do Seguro
- Balance do Conta do Banco
- Confirmado que a escola enviou a carta de VISA pra Imigração.
- Cartão de banco para pagar 150 euros.

Você pode ir na Imigração. O prédio da Imigração fica lá no centro bem fácil de achar . Dê preferência de ir numa terça-feira, quarta, menos na segunda porque fica mais cheio.

Chegando lá, vai ter várias cabines, em frente a cabine 14 vai ter uma fila para pegar senha. Quando chegar sua vez você fala "GNIB" (ginaibi), então a pessoa vai te dar uma senha. Lá tem umas cadeiras que você pode sentar para esperar, sua senha aparecerá num painel mostrando em qual cabine você deve ir.

Na cabine você entrega os documentos e a pessoa te dará um formulário para preencher. A pessoa vai sair uns minutinhos para conferir se sua carta de VISA foi enviada pela escola. Depois ela vai pedir para você se virar para tirar a foto. Depois vai te falar que custa 150 euros, aí é só você colocar seu cartão na maquininha, digitar a senha e pronto. Lá só aceita cartão, se você for pagar com dinheiro, eles imprimem um boleto para você pagar no banco e depois você leva a comprovação, mas pra facilitar as coisas é melhor levar o cartão e pagar lá mesmo.

Finalizado, a pessoa vai falar para você aguardar que seu nome será chamado. Depois de aguardar uns 30 minutos eles falam seu nome e sua nacionalidade, então é só ir na última cabine, pegar seu passaporte, assinar seu cartão e levá-lo!!! Fácil assim!

O cartão GNIB parece uma carteirinha de estudante com foto (eu imaginava coisa mais chic,rsrs). Lá na Imigração do Aeroporto (11° Passo), eles marcam no seu passaporte que você tem 1 mês para tirar o GNIB, mas caso passe alguns dias não tem problema, na verdade se você fizer todos esses passos direitinho vai dar 1 mês direitinho. E não precisa se preocupar que você não fala inglês muito bem, lá na Imigração é muito tranquilo! Então todo mundo pode ficar de boa!


20° PASSO: FAZER CARTEIRINHA DE ESTUDANTE


Bom gente, a Carteirinha de Estudante não precisa ser o 20° passo não, aliás, eu recomendo que assim que vocês chegarem, já vai lá e tira, porque você consegue descontos (5, 10, 15%...) na compra de produtos em alguns lugares.

Para fazer a Carteirinha de Estudante você precisa levar:
- Carta da escola (aquela mesmo que você traz pra apresentar no aeroporto)
- Passaporte
- 15 euros

Você tira a Carteirinha de Estudante na Trinity College, um colégio bem grande que fica perto do Banco da Irlanda lá no centro. Entrando no colégio, você vira á esquerda, é a primeira porta.
Chegando lá você preenche um formulário. Depois entrega o formulário, a carta da escola e o passaporte. A pessoa vai pedir para você sentar na cadeira para tirar a foto. Depois você paga os 15 euros e pronto, sua carteirinha sai na hora. Fácil né?

21° PASSO: FAZER A CARTEIRINHA DA BIBLIOTECA

A Library de Dublin é uma biblioteca da cidade que fica no shopping Ilac no centro da cidade. fazendo essa carteirinha você tem direito a pegar livros, revistas, filmes e CD's, e também pode fazer alguns cursos oferecidos pela biblioteca como o "Tell me more", que é um curso que você faz no computador da biblioteca para praticar gramática, leitura e listening, e completando 50h de curso você pega um certificado.

Para fazer a carteirinha é simples, basta levar seu passaporte e comprovante de endereço. Chegando no Shopping Ilac, você procura uma escada e sobe, a biblioteca fica no segundo andar. Logo na chegada tem um balcão. Você fala que quer fazer a carteirinha da biblioteca (Library Card), a moça vai te dar uma folha pra preencher, você preenche e logo em seguida a moça já entrega sua carteirinha, bem simples!