terça-feira, 27 de setembro de 2011

Filmes Gravados na Irlanda!



Pra quem quer conhecer um pouco mais da cultura e dos cenários da Irlanda, nada melhor do que assistir filmes gravados na ilha. Em muitos dá pra notar o sotaque (às vezes forçado por algum ator de outra nacionalidade) e também dá pra conhecer a história do país e as belezas naturais.
Segue a lista de alguns:



Ryan's Daughter ( A filha de Ryan - 1970)
O filme passa-se na aldeia isolada de Killary, na península de Dingle, Irlanda, durante a Primeira Guerra MundialRosy é casada com Charles, um pacato professor de aldeia, mas não consegue desistir da sua avassaladora paixão por um atraente oficial inglês.




My left foot (Meu pé esquerdo -1989)

Christy Brown (Daniel Day-Lewis), filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com apenas este movimento Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor.
My left foot foi gravado em Wicklow e em Dublin.


The Commitments (Loucos pela fama -1991)
Jimmy Rabbitte (Robert Arkins) é um jovem de 21 anos que quer tornar-se empresário e levar a soul music para Dublin. Após entrevistar dezenas de candidatos Jimmy forma a "The Commitments", uma banda com músicos inexperientes, três vocalistas improvisadas e um egocêntrico como cantor. Interpretando sucessos dos grandes astros da música, eles se apresentam nos pubs da cidade e logo conseguem alguma fama.

    O filme foi quase todo gravado em Dublin. Este ano, a banda do filme se juntou novamente para fazer um tour pela Irlanda em comemoração aos 20 anos do filme.

In the name of the Father (Em nome do pai - 1993)
Baseado na história real de Gerry Conlon, um pequeno delinqüente confundido com terrorista do IRA e apontado injustamente como um dos responsáveis por um atentado a bomba. Forçando a confessar sua participação, ele assume o crime e a investigação acaba incriminando também seu pai. Condenado, ele tenta provar sua inocência e limpar o nome do pai.
As cenas da prisão foram gravadas na Kilmainham Gaol. Ela é aberta a visitação e fica na Inchicore Road, em Dublin 8. Adultos pagam 6 euros e estudantes 2 euros.



Braveheart (Coração Valente -1995)
Não conta a história da Irlanda, ms boa parte do filme foi gravada aqui. No século XIII, soldados ingleses matam mulher do escocês William Wallace (Mel Gibson), bem na sua noite de núpcias. Ele resolve então liderar seu povo numa vingança pessoal que acaba deflagrando violenta luta pela liberdade.

    Onde foi gravado: -Ballymore Eustace, County Kildare;Bective Abbey, County Meath; Coronation Plantation, County Wicklow; Curragh Plains, Co Kildare; Dunsany Castle, Co Meath; Dunsohly Castle, Co Dublin; King John's Castle, Trim, Co Meath; Luggala Estate, Count Wicklow; Sally Gap, Co Wicklow; The Curragh, County Kildare; Trim Castle, Co Meath.


Angela's Ashes (As cinzas de Angela -1999)
Este drama, baseado no livro de Frank Mc Court, conta a história de uma família irlandesa que morava nos EUA, mas decidiu voltar pra Irlanda logo após a morte da filha mais nova de apenas algumas semanas. Todos tem que lidar com a pobreza, e com os problemas de alcoolismo do pai, que quando consegue algum dinheiro, gasta em bebida.
Foi gravado em Wicklow, Cork, Dublin e em Limerick


The Magdalene Sisters (2002)
O cenário é a Irlanda, década de 60. Margaret foi estuprada num casamento por seu primo. Bernardette é muito bonita e por isso representa um perigo para os homens da vizinhança; Rose e Crispina são mães solteiras. Por causa disso essas quatro mulheres são mandadas para um convento por seus familiares, com o intento de "pagar por seus pecados". Essa punição é por tempo indeterminado, o que significa uma vida de trabalhos forçados na lavanderia do asilo católico, no qual as internas são conhecidas como as "Irmãs Magdalena". Humilhadas regularmente pelas madres, que não toleram desobediência, muitas vezes usando castigos físicos, as quatro precisam desafiar a violência à qual são submetidas.
    Na verdade, o filme foi gravado na Escócia.

The Count of Monte Cristo ( O Conde de Monte Cristo -2002)

O Conde de Monte Cristo é a clássica história de Alexandre Dumas sobre um jovem inocente que errôneamente, mas deliberadamente, é preso, e de sua brilhante estratégia para se vingar daqueles que o traíram. O jovem e destemido marinheiro Edmond Dantes é um rapaz honesto e sincero, cuja vida pacífica e planos de se casar com a linda Mercedes são abruptamente destruídos quando Fernand, seu melhor amigo, que deseja Mercedes para ele, o trai. Com uma sentença fraudulenta para cumprir na infame prisão da ilha do Castelo de If, Edmond se vê aprisionado em um pesadelo que dura 13 anos.Com a ajuda de outro preso, Dantes planeja e é bem-sucedido em sua missão de escapar da prisão e se transforma no misterioso e riquíssimo Conde de Monte Cristo. Com uma astúcia cruel, ele se envolve com a nobreza francesa e sistematicamente destrói os homens que o manipularam e o aprisionaram.
As filmagens passam em: Bray, County Wicklow, Dublin, Castle Powerscourt Estate.


Veronica Guerin (2003)
Veronica Guerin (Cate Blanchett) é uma repórter investigativa que publica uma matéria sobre os traficantes de drogas e chefes do crime mais poderosos de Dublin, cidade onde vive. A matéria traz grande repercussão e reconhecimento ao trabalho de Veronica, mas também faz com que ela e sua família passe a sofrer constantes ameaças.
O filme tem cenas em Dublin e em Naas (County Kildare)


Adam & Paul (2004)
O filme mostra um dia na vida de dois amigos que viraram moradores de rua e a desesperada busca deles por roubar dinheiro para conseguir drogas. Sotaque irlandês acentuado. A realidade mostrada é bem triste, mas ainda assim o filme é classificado como comédia.

    Adam & Paul foi gravado em Dublin


Tara Road (Vidas Trocadas -2005)
A vida de Marilyn Vine (Andy MacDowell) é devastada pela morte acidental do seu único filho, Dale, durante as celebrações do seu 15.º aniversário. Do outro lado do Atlântico, em Dublin na Irlanda, o casamento de Ria Lynch (Olivia Williams) tem um fim tão súbito como inesperado, quando o seu marido revela que a vai deixar pela amante que está grávida, Bernadette (Heike Makatsch). Quando um telefonema acidental junta estas duas mulheres, cujas vidas nunca se cruzariam de outra forma, por uma necessidade mútua de evasão elas decidem trocar de casa durante um período de tempo... o suficiente para se reencontrarem e aceitarem a nova realidade das suas vidas.


Garage (2007)
Tido por seus vizinhos como um inofensivo desajustado, que motiva bondade, tolerância e ocasional abuso, Josie passou toda sua vida adulta como guarda de um decadente posto de gasolina nos arredores de uma pequena cidade no meio-oeste da Irlanda. Ele é limitado, solitário, apesar de sempre otimista e, ao seu modo, feliz. Até que, durante o decurso de um verão, o mundo de Josie sofre mudanças. Um adolescente, David, chega para trabalhar com ele. David gosta de Josie. Eles se abrem um para o outro e de repente o solitário adulto está bebendo cerveja nos trilhos do trem com os garotos da cidade. Josie descobre necessidades pessoais nunca antes despertadas. E Carmel, que trabalha na loja local e tem sido sempre amável com ele, provoca sentimentos em seu interior que lutam para se expressar. É quando a vida de Josie muda perigosamente para sempre.


Once (Apenas uma Vez -2007)
Os personagens não tem nomes. São tratados por ele e ela. Ele é um talentoso músico, que ganha a vida com seu violão nas ruas de Dublin e ajuda o pai em uma loja de aspiradores de pó. Ela é tcheca que anda pelas mesmas ruas, vendendo rosas para sustentar sua família e tem como hobby o piano. O acaso fez com eles se encontrassem e a paixão pela música fará com que eles vivam uma experiência inesquecível. Uma linda história embalada por músicas que fizeram o filme ganhar o Oscar de melhor música.O filme foi gravado em Dublin e muitas cenas foram gravadas em lugares que são destino certo de turistas, como a Grafton Street e o Stephen Green Park.



PS I Love You ( Ps Eu te amo -2007)
Holly Kennedy (Hilary Swank) é casada com Gerry (Gerard Butler), um irlandês engraçado por quem é completamente apaixonada. Porém quando Gerry morre devido a uma doença a vida de Holly também acaba, já que ela entra em profunda depressão. Mas o que ela não esperava era que, imaginando que isto poderia acontecer, Gerry deixou para ela diversas cartas antes de morrer. Cada uma delas busca guiar Holly no caminho de sua recuperação, não apenas da dor pela sua perda mas também de sua própria redescoberta.


Waveriders (2008-9)

Este filme desvenda ótimos locais para surfar ondas grandes na Irlanda. As ondas gigantes mostradas no filme podem ser vistas em Bundoran, Donegal; Strandhill, Sligo; Aileen Waves, Cliffs of Moher, Clare.


The Secret of Kells (2009)

Em um mosteiro, o mais fantástico dos livros precisa ser concluído e mostrado ao mundo. Esta misteriosa tarefa é dada a Brendan, um menino de apenas 12 anos. Para completar o lendário livro de Kells, ele conta com os ensinamentos do mestre Aidan e com a ajuda de Aisling, uma misteriosa menina-lobo. E ainda desobedece ao seu amado tio, o Abade Cellach, se perdendo na floresta encantada onde a força de uma serpente diabólica protege o incrível olho de cristal.

Leap Year (Casa Comigo? -2010)
Conta a história de uma americana que viaja para a Irlanda para pedir o namorado em casamento no dia 29 de fevereiro. No caminho, ela encontra um irlandês e a viagem até Dublin revela muitas surpresas.O filme tem belíssimas cenas nas Aran Islands, no Wicklow National Park, em Galway e em Dublin.


Tá ai gente, quem souber mais me fala para adicionar! 
Bom filme!!!

2 comentários:

  1. Muito bom seu trabalho !!!!

    Há um filme que não está aqui : A filha de Ryan (Ryan´s Daughter)

    ResponderExcluir
  2. tem o filme minha vida na outra vida

    ResponderExcluir

Ajude-nos deixar o Blog mais interessante e ajudar outras pessoas, deixe seu comentário!