quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Música: Whiskey in the jar

"Whiskey in the Jar" é a música que embala os pub's da Irlanda. É uma célebre canção tradicional irlandesa. Sua letra, que se passa nas montanhas de Cork e Kerry, fala sobre um salteador que é traído por sua esposa (ou amante). 


Uma das canções folclóricas irlandesas mais conhecidas e executadas, vem sendo gravada por artistas profissionais desde a década de 1950, porém recebeu maior notoriedade depois de ter sido gravada pela banda folk irlandesa The Dubliners, que a executaram internacionalmente e a gravaram em três álbuns na década de 1960. Com base no seu sucesso, a banda de rock irlandesa Thin Lizzy hit nas paradas irlandesa e britânica pop com a música no início de 1970. A banda de metal americana Metallica trouxe-a para um público mais amplo de rock em 1998, jogando uma versão muito semelhante ao do Thin Lizzy com um som mais pesado, e ganhou um Grammy com a canção em 2000 por  Melhor Performance Hard Rock.

Confira a música abaixo, primeiro vídeo versão The Dubliners e a segunda Metallica.



Confira a letra e a tradução abaixo:

Whiskey In The Jar

As I was goin' over
The Cook and Kerry mountains
I saw the Captain Farrell
His money he was countin'
I first produced my pistol
And then produced my rapier
I said stand and deliver
Or the devil he may take ya

I took all of his money
And it was a pretty penny
I took all of his money
And I brought it home to Molly
She swore that she'd love me
No never would she leave me
But devil take that woman
YEAH!
For you know she tricked me easy

Musha rain dum-a-do dum-a-da
Whack for my daddy-o
Whack for my daddy-o
There's whiskey in the jar-o

Being drunk and weary
I went to Molly's chamber
Taking Molly with me
But I never knew the danger
For about six or maybe seven
Yeah i watched Captain Farrell
I jumped up with my pistols
And I shot him with both barrells

Musha rain dum-a-do dum-a-da
Whack for my daddy-o
Whack for my daddy-o
There's whiskey in the jar-o

Yeah Yeah Whiskey!
Yeah, oh

Now some men like the fishing
And some men like the fowling
And some men like the hear
The hear cannon ball a roaring
Me I like sleeping
Specially in my Molly's chamber
But here I am in prison
Here I am with a ball and chain, yeah

Musha rain dum-a-do dum-a-da
Whack for my daddy-o
Whack for my daddy-o
There's whiskey in the jar-o
Yeah
Whiskey in the jar-o

Musha rain dum-a-do dum-a-da
Musha rain dum-a-do dum-a-da
Musha rain dum-a-do dum-a-da
Musha rain dum-a-do dum-a-da


Whiskey Na Jarra

Enquanto eu atravessava
as montanhas Cook e Kerry
Eu vi o Capitão Farrell
E ele estava contando seu dinheiro
Primeiro mostrei minha pistola
e então mostrei meu florete
Eu disse "Levante e me entregue
ou o demônio pode te levar"

Peguei todo o seu dinheiro
e era uma boa quantia
Peguei todo o seu dinheiro
e levei para casa pra Molly
Ela jurou que me amava
e que nunca me deixaria
Mas o diabo levou aquela mulher
YEAH!
Pra você saber, ela me enganou facilmente

Muita chuva dum-a-do dum-a-da
Um quinhão para meu papai-o
Um quinhão para meu papai-o
Tem whiskey na jarra

Estando bêbado e cansado
eu fui pro quarto de Molly
Levando-a comigo
Mas não tinha idéia do perigo
Lá pelas seis ou talvez sete
Yeah, eu vi o Capitão Farrell
Eu parti pra cima com minhas pistolas
e atirei nele com ambos os tambores

Muita chuva dum-a-do dum-a-da
Um quinhão para meu papai-o
Um quinhão para meu papai-o
Tem whiskey na jarra

Yeah, Yeah Whiskey...
Yeah, oh

Agora, alguns caras gostam de uma pescaria,
E alguns gostam de caçar aves,
E alguns gostam de ouvir,
de ouvir uma bola de canhão rugindo
Mas eu gosto de dormir
especialmente no quarto de minha Molly
Mas aqui estou eu na prisão
aqui estou com uma bola e uma corrente, yeah

Muita chuva dum-a-do dum-a-da
Um quinhão para meu papai-o
Um quinhão para meu papai-o
Tem whiskey na jarra
Yeah
Tem whiskey na jarra-o

Muita chuva dum-a-do dum-a-da
Muita chuva dum-a-do dum-a-da
Muita chuva dum-a-do dum-a-da
Muita chuva dum-a-do dum-a-da

Aproveitem para irem entrando no clima da Irlanda! Essa música é a cara daqui!
Beijos!

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Ana Paula.
    Chegarei em Dublin dia 15 de Outubro e, assim como você, irei manter um blog sobre a minha aventura na Ilha Esmeralda.

    http://intercambiaremdublin.wordpress.com/

    Já add o seu blog na minha lista de recomendações. Add o meu na sua... rsrsrs...

    E quem sabe não nos esbarramos em Dublin?

    Valeu!

    Abraços

    ResponderExcluir

Ajude-nos deixar o Blog mais interessante e ajudar outras pessoas, deixe seu comentário!