segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Retomando a vida no Brasil!

Olá galerinha. Nossa que saudades que sinto do blog e de vocês. 

Toda vez que entro no blog pra postar eu me sinto como se estivesse sentada na minha cama, debaixo do edredom, lá no meu quarto do apartamento do centro de Dublin, com as cortinas semi aberta, o céu já escurecendo com aquele friozinho e por que não imaginar uma leve chuvinha que é tão comum. O aquecedor ligado no quarto, e logo logo a porta do quarto vai abrir e minha amiga chinesa com quem dividia o quarto vai entrar voltando do trabalho. Depois de um dia de um leve sol de manhã, onde eu acordara, arrumava minhas coisas, tomava um banho e me arrumava pra ir pra escola, e agora estaria na minha cama escrevendo no blog. Que saudades!

Depois que voltei pro Brasil estou devendo (e que dívida!) um post sobre minha volta e como foi a adaptação pós intercâmbio.

Bom, dia 01 de agosto completou 4 meses que voltei pro Brasil após 8 meses de sorrisos, choros, lutas, vitórias, novos amigos, emoções, festas e saudades em Dublin na Irlanda.

Posso me lembrar claramente que no último mês o sentimento era de tristeza por ter que deixar Dublin e meus amigos lá feitos, de alegria pois em breve veria minha família e de ansiedade por querer voltar e trabalhar novamente na minha área e fazer a vida andar.

Lembro que andava pelas observando tudo, mais do que antes, tipo querendo registrar tudo com meus olhos para guardar bem guardado aquele lugar lindo. Quando olhava pra alguma loja, parque ou rua pensava: "Vou sentir saudade desse lugar!" e uma lágrima corria nos meus olhos.

Mas a ansiedade de voltar era grande demais. O dia de vir embora chegou muito rápido, ainda mais que os finais de semana que antecederam passei viajando.

A viagem foi tranquila e não chorei. Parecia que estava indo ali e logo voltava. Tipo como se estivesse indo conhecer mais um país. Mas o baque maior é quando sai do avião e vê que todos estão falando português, esse é o primeiro choque. Ainda mais que quando cheguei estava calor, tudo abafado e eu com 2 casacos na mão, eita nóis!

Até chegar em casa demorou quase umas 24h somando tudo: avião, outro avião, ônibus e carro. E quando cheguei em casa lá estava minha família, foi muito bom ver todos, e não podendo esquecer da deliciosa pizza de frango com catupiri que me aguardava, ai que delícia (lá as pizzas não são como as daqui, na verdade lá nem tem frango com catupiri).

A primeira semana foi muito boa, poder rever todos,  família e amigos, minha caminha, minhas roupinhas que ficaram aqui, poder dirigir meu carro. Mas confesso que na segunda semana a ficha caiu e a saudade de lá ficou muito forte. Ficava pensando se teria feito certo de ter voltado antes de 1 ano, se não teria como eu ter aproveitado mais, enfim, vários pensamentos, e confesso que a idéia de voltar chegou a passar na minha cabeça.

Então você começa a comparar tudo, pensar: lá não tinha isso, lá não era assim, lá era melhor nisso, pior naquilo, e comecei a sentir muita saudade de ouvir inglês. No início troquei muito o português por inglês: falava euro invés que real, thank you, sorry e etc. 

Então depois de umas 2 semanas coloquei minha cabeça no lugar, parei de ficar ouvindo música que me remetia à Dublin, de ficar imaginando que estaria fazendo se estivesse lá e fui a luta de procurar emprego. Eita fase é deprimente né? Entrevistas, expectativas, viaja pra São Paulo, volta pra Minas Gerais, vai e volta. Até que apareceu uma oportunidade de trabalhar no Rio de Janeiro, coisa que nunca tinha passado na minha cabeça, mas o que me deixou muito feliz e orgulhosa é que além da minha formação e curso de pós graduação, o meu intercâmbio foi o fator decisivo para me escolherem, isso me deixou com uma sensação de que meu intercâmbio valeu muito a pena. Então me mudei de mala e cuia pro Rio de Janeiro sozinha (pra quem já foi pra Europa e rodou vários países sozinha, o que é mudar de estado? Só mais uma aventura pela frente!)

Hoje estou trabalhando na área que tanto amo, Pesquisa e Desenvolvimento de Cosméticos, em uma grande empresa conhecida por todo Brasil, recebo os consultores dos EUA da área, prático diariamente meu inglês na empresa e até na igreja já usei também. Isso é muito gratificante!

Estou à 2 meses aqui no Rio numa nova experiência da minha vida, começando tudo do zero: casa, trabalho, amigos e igreja....e graças a Deus está indo tudo bem!

Confesso que muitas coisas me lembra de Dublin, é só escutar uma música que minha mente viaja para Dublin, principalmente para Diceys,rsrsrs. Adoro rever fotos e sempre posto alguma no face para não cair no esquecimento. Não penso mais em voltar para Dublin para morar, mas para passear eu quero ter esse privilégio um dia. Dublin vai ficar guardada no meu coração, como minha linda cidade que fez parte da minha vida.

Quero voltar a fazer intercâmbio, mas o próximo será só de 1 mês, nas férias do trabalho, destino: EUA e ... vem comigo para os EUA, kkkkkk.

Beijos


5 comentários:

  1. Caracaaa adorei o post!
    Estou indo fazer o intercambio p/ melhorar profissionalmente
    Espero ter sucesso na minha meta!

    E mais sucesso p/ vc!
    Adoro o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Flor!!! Vc vai ver como um intercâmbio faz toda diferença na nossa vida!!!

      Excluir
  2. Muito legal seu post! Legal saber que tudo que voce passou na irlanda valeu a pena !

    ResponderExcluir
  3. Já li diversos posts, mas sem dúvida esse foi o mais emocionante. Que lindo depoimento, voltar não é fácil... mas faz parte. Planejo ir para Irlanda ano que vem. Seus posts vão me ajudar. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho. Realmente tive momentos maravilhosos na Irlanda que quero guardar com muito carinho.
      Desejo muito boa sorte!!!
      Beijos

      Excluir

Ajude-nos deixar o Blog mais interessante e ajudar outras pessoas, deixe seu comentário!