sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Agência de Intercâmbio dá golpe em São Paulo


Olá meus queridos e futuros estudantes de intercâmbio! Hoje estou aqui para dar umas dicas pra vocês, e sei que vocês adooooooooooram! Quanto mais dica melhor né? Alivia esses coraçãozinhos ansiosos!rs

Sei que não é fácil, são tantas coisas pra olhar, tanta papelada e dúvidas. Mas gastar tempo olhando agência e escola nunca é demais! Lembro e quando fui fazer isso nem dormia direito! Mas isso é normal!

Estou falando isso porque saiu uma reportagem que uma agência em São Paulo deu um golpe....deprimente né?

Olha a reportagem ai:


Então galera pesquisem mesmo sobre a agência e a escola. Umas dicas são:
- No Google, coloquem o nome da agência e escola e pesquisem sobre elas.
- Procurem comentários de pessoas, lembrem que é muito comum pessoas que trabalha na agência e escola postarem coisas boas!!!
- Peçam referências de pessoas que foram pela agência ou que estuda na escola.
- Acessem no Facebook grupos, comunidades de pessoas que estejam fazendo intercâmbio no local escolhido, pergunte a elas se conhecem a agência e a escola pretendida. 
- Prefiram agências com sedes no Brasil para facilitar a negociação, se fechar com uma que não possua sede aqui e ocorrer algum problema, ai fica mais difícil resolver!

Como vocês já devem ter lido, eu fechei direto com a escola, mas passei altas madrugadas pesquisando e procurando no google algo sobre a escola, perguntei a pessoas que estavam na Irlanda sobre ela e etc, fui sabendo que ela não era grandes coisas, mas que existia!rs Afinal, a grana tava curta!rs

Agências que conheci muitas pessoas que foram por elas e não tiveram problemas é a: Gotolondon e BFA (sede em Dublin mas confiável).

Coloquem nos comentários nomes de outras agências que vocês fizeram uso e não tiveram problemas, ou experiências desagradáveis suas ou de amigos para ficarmos atentos! Vamos ajudar uns aos outros a evitar que um sonho maravilhoso desse acabe no saguão do aeroporto!

Beijos e contem comigo!

10 comentários:

  1. OLA BOA NOITE EU FUI PELA STW INTERCAMBIO ELES TEM UM TRABALHO BEM LEGAL, ACREDITO QUE É UM DIFERENCIAL QUE POUCAS AGÊNCIAS TEM. HA JA IA ESQUECENDO ELES TAMBÉM TEM SEDE NA IRLANDA....OBRIGADA STW INTERCAMBIO POR CONCRETIZAR MEU SONHO.....

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Fui para intercambio em julho no programa de estudo e trabalho e fechei com a WBTravel de Limeira. Eles me deram todo o suporte, me ajudarem com dicas sobre emprego e me indicaram uma excelente escola.
    O site deles é www.wbtravel.com.br e vale muito a pena pois alem do custo super bacana, ainda tem todo atendimento personalizado...

    ResponderExcluir
  3. Venho aqui com muita tristeza informar a todos aqueles que pretendem fazer intercâmbio na Irlanda que ao escolherem sua agência de viagem pesquisem bem para não decidir errado como eu e outros brasileiros que conheci aqui até agora. Me chamo Júnior Figueiredo, sou de São Luís do Maranhão e nesse ano de 2013 resolvi fazer um intercâmbio para Dublin e escolhi como agência a empresa Brasil For All (BFA).
    Até o momento da venda do pacote tudo ocorreu com muita tranqüilidade, a BFA realizou um bom atendimento de venda, o que me deu segurança para escolhê-la como agência. Os problemas começaram aqui em Dublin. O mais grave e irresponsável deles foi que ao chegar no país simplesmente não havia ninguém da agência para me recepcionar, e no endereço que eles me forneceram as portas estavam fechadas e, sendo assim, acabou que eu fiquei sozinho, no meio da rua, com frio e com um monte de malas. Isso mesmo! O pesadelo de todo intercambista, que sem dominar o idioma e sem conhecer o país ou ter pelo menos um telefone para ligações (já que as operadoras do Brasil não funcionam aqui) fica sozinho no meio do nada.

    ResponderExcluir
  4. Tudo começou quanto optei por não contratar o transfer oferecido pela agência, já que o preço cobrado por eles chega a ser o triplo do valor que você pode pagar por um taxi. Minha passagem foi marcada para o dia 18 de março de 2013 com chegada prevista para a 10:35 da manhã, horário local. O vôo não atrasou nem um minuto e quando desembarquei no aeroporto imediatamente peguei um taxi para me levar ao endereço enviado, por email, pela agência.
    Ainda em São Luís, no dia da minha partida fui informado pela BFA que o dia 18 de março era feriado na Irlanda (Saint Patrick's Day), mas que não haveria problema nenhum já que uma pessoa iria ficar responsável por me receber na agência, assim como outras pessoas que também estavam chegando nesse dia. Nada disso aconteceu! O sonho tinha se tornado um pesadelo e nesse momento acordei para o erro que tinha cometido ao escolher a BFA como agência de intercâmbio. Até porque quem conhece a Irlanda sabe que o Saint Patrick's Day é a festa mais popular do país, como se fosse um carnaval brasileiro. As ruas estão lotadas de pessoas de todo o tipo e nacionalidades, e totalmente embriagadas, um perigo eminente.

    ResponderExcluir
  5. Pois bem, ao me ver nessa situação, sozinho, fiquei pelo menos uns 40 minutos sem saber o que fazer. Foi então que vi uma criança brincando com uma bola na rua, que estava completamente deserta. Pensei comigo mesmo que num ato de desespero o único jeito era tentar arriscar um inglês com aquele menino para que de alguma forma ele pudesse me auxiliar. Foi justamente nessa hora que Deus apareceu pra mim. A criança era brasileira! Imediatamente o menino ligou para seu pai, que veio em meu auxílio e levou-me para sua casa. Lá fui bem acolhido e graças a Deus ( e somente a Ele) saí daquela tragédia. Por coincidência o brasileiro conhecia um funcionário da BFA, que ligou para outra pessoa, que ai sim foram se lembrar que tinham um compromisso naquele horário com um aluno.

    ResponderExcluir
  6. Por isso me sinto na responsabilidade de compartilhar essa informação com todas as pessoas que estão pensando em vir para a Irlanda. Para que não aconteça com elas aquilo que aconteceu comigo e o que também vem acontecendo com outras pessoas que chegam aqui no país. Logo assim que tive contato com brasileiros que também compraram seus pacotes pela BFA relataram casos semelhantes ao meu. Só aqui na acomodação que estou tem três casos. Uma carioca me falou que o seu namorado, que chegou aqui por cerca de um mês atrás, ou seja sem ser no feriado, optou pelo transfer na ilusão que estaria mais seguro, mas segunda ela, ao desembargar o rapaz também se deparou com a triste situação de não ter ninguém esperando ele no saguão do aeroporto, como condizia com o pacote que ele havia comprado pela agência. Ele teve que acessar a internet no aeroporto e contactar com o agente vendedor para que eles entrassem em contato com a pessoa do transfer para ai sim poderem ir buscá-lo. Outra garota que também está hospedada aqui na acomodação provisória me contou que a mesma coisa também aconteceu com ela, que teve que entrar em contato com a mãe dela pela internet no Brasil, para que a mãe entrasse em contato com a BFA para informa que a filha dela já estava a mais de 40 minutos esquecida no aeroporto internacional de Dublin. Ou seja, só aqui onde estou todos os brasileiro que optaram pelo transfer ou não tiveram problemas com a BFA nesse sentido. Na verdade a única diferença deles pra mim, é que eu fui esquecido na rua e eles no aeroporto.

    ResponderExcluir
  7. Resolvi escrever esse texto expondo o sufoco que nós passamos aqui na Irlanda para que outras pessoas que passaram por algo semelhante também relatem o que aconteceu. Eu acho muito importante que a verdade seja dita abertamente para que intercambista não passem pelo mesmo tipo de situação que nós passamos. Todos esses casos que acabei de citar foram agenciados pela Brasil For All (BFA), por isso me achei no dever de contactar o proprietário da agência para pedir explicações sobre o porquê do descaso com seus agenciados, já que o que eles vendem é uma imagem completamente diferente da realidade. Nesse sentido me dirigi a agência para receber esclarecimentos do proprietário, mas recebi a informação que este não se encontrava no país mas que uma segunda pessoa da agência, conhecida como Bento iria me receber. Por sua vez, este apesar de se encontrar na agência, passou por mim e disse que estava muito cansado pra tratar do assunto comigo, pois tinha acabado de chegar de uma viagem e que eu deveria me dirigir a uma terceira pessoa conhecida por Daniel.
    Então, pedi explicações para o Daniel, informei a ele que era jornalista e que escreveria uma matéria a respeito do assunto e que gostaria de gravar a conversa. Ele se negou a tal, dizendo que não se sentiria confortável. Apenas tentou justificar o injustificável e disse que, no meu caso a culpa foi do funcionário que estava responsável pelo meu recebimento. Nos demais casos que acabei de citar ele simplesmente disse que não tinha conhecimento do assunto.

    ResponderExcluir
  8. Por isso meus amigos, pesquisem bem suas agências antes de vir para a Irlanda ou outro país qualquer. Certifique-se que esta empresa realmente cumpre o que promete, tome referência com amigos, amigos de amigos, ou coisa parecida. Por favor, não se iludam com propaganda enganosa para que o sonho de vocês não se torne um pesadelo devido a irresponsabilidade de agências que pensam muito mais no fluxo de alunos que podem agenciar de uma só vez e esquecem da qualidade e das garantias do produto que estão vendendo. Exijam deles como eles exigem de você, afinal no contrato que assinamos temos que “engolir” milhões de regras e eventuais multas se não cumprirmos isso ou aquilo que eles nos impõem, mas quando acontece deles não cumprirem a parte que os cabe estamos vulneráveis a sermos esquecidos, desrespeitados e humilhados num país que não é o nosso, e tudo fica por isso mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Vou me despedindo de vocês com a certeza do dever cumprido de alertar àqueles que estejam interessados por informações a respeito dos produtos que tentam vender a nós quando o assunto é intercâmbio. O que posso deixar de conselho, além dos alertas, é que mesmo assim não desistam jamais da experiência de vivenciar outro país pois seja no Brasil, na Irlanda ou em qualquer parte do mundo: “´...Se Deus está com nós quem será contra nós ”! Muito obrigado pela atenção, espero estar ajudando outras pessoas a encontrar um caminho mais seguro e Boa Sorte a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Junior Figueiredo que chato essa situação, e relamente imagino quanto aflito você ficou. Sei aonde fica a sede na BFA e até morei perto dela. Conheci algumas pessoas que foram por ela e até gostaram da agência, mas infelizmente este não foi o seu caso e de umas outras pessoas que citou. Mas é importante sim falarmos e expor nossas experiências para ajudar nossos amigos.

      É importante frisar que isso é um fato triste mas não deve ser o impedimento para realizar nossos sonhos assim como você disse. Galera, pesquisem sim as agências e se previnem!

      Excluir

Ajude-nos deixar o Blog mais interessante e ajudar outras pessoas, deixe seu comentário!