segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Teste de nivelamento, como funciona?



Olá pessoal!!! E ai?? Como vão os projetos para o intercâmbio?? Confesso que até eu estou querendo ir de novo! 
 
Gente, recebi esses dias um email com uma dúvida de uma leitora do blog, o nome dela é Marister e ela tocou num ponto muito legal que ainda não tinha falado sobre, então surgiu este post  :-).

Ela disse:
 
"...uma menina que também foi para a Irlanda, ela comentou no início que tinha nível básico de inglês, mas chegando lá, foi classificada como intermediário."
 
Então eu quero falar sobre os testes de nivelamento tomando por base como o meu foi!
 
Lembro que antes de ir, no site da escola, tinha um teste para você testar o seu inglês, como esse que achamos na internet. Lembro que fiz este teste (até que não tava difícil) só para ver meu nível, e se eu não me engano acho que deu pré-intermediário. Lembro que antes de viajar eu dei uma estudadinha.
 
Chegando em Dublin, foi pra escola pra fazer o teste. E pasmem: o teste era o mesmo que eu tinha feito pelo site!!! O teste era até no computador, de multipla escolha!!! E como eu já tinha feito o teste e depois estudado um pouco antes de ir o resultado deu Intermediário!!! Mas eu sabia que meu inglês não era tudo isso....era um pré-intermediário e olhe lá, a questão é que eu sabia até um pouco de teoria, mas conversação titica de nada! Mas mesmo assim fui para a sala dos Intermediários, mas chegando vi que o nível estava acima do meu e estava com muita dificuldade nos exercícios e conversação, então pedi para descer um nível, pro Pré-intermediário e lá fiquei uns 4 meses.
 
Depois de quatro meses eu tranquei as aulas e fui trabalhar. Fiquei quase dois meses trabalhando e depois voltei a estudar. Para voltar as aulas eu precisava refazer o teste de nivelamento e pasmem novamente: Era o mesmo teste! kkkkkk......então cai no Pré-avançado, por pouco não peguei o avançado!!! Mas decidi encarar, por que como já estava a 6 meses em Dublin, praticava e estudava bastante, já estava bem melhor que antes. E realmente consegui acompanhar a turma, tinha algumas dificuldades mas dava meu jeitinho.
 
A questão é: que tipo de teste é esse né? Nada fidedígno. Nessa escola era até comum os alunos fazerem os testes, mas quando chegavam o nível indicado sentiam muita dificuldade e pediam pra descer um nível.
 
Mas alguns amigos estudaram em outra escola e o testes eram diferente, teoria e conversação, ai sim eles realmente viam o seu nível e podiam te indicar para a melhor sala.
 
Outro ponto: o teste pra ver se você já pode subir um nível demorava muito, as vezes já podíamos avançar mas tinha que ficar esperando a data da prova. Sem falar que quando já estávamos estudando, o teste para mudar de nível já era outro completamente diferente do primeiro, e muito difícil e não condizia quase nada com que realmente estávamos estudando, lembro que isso me deixou muito brava!
Tem algumas escolas que isso é automático, o professor realmente acompanha o aluno e o próprio professor indica o aluno para o próximo nível, não fica te segurando lá.
 
Mas mais uma vez eu falo: é muito importante pesquisar a escola o máximo possível, mas nem sempre o que temos pra investir condiz com a melhor escola (que foi o meu caso, o dinheiro que eu tinha deu pra essa e nem por isso me frustei ao ponto de não viver meu sonho!). Se você não pode ir pra melhor, escolha uma que você possa pagar e que gostou e faça o seu melhor lá! Faça valer a pena!
 
Em caso de algum acontecimento desses vocês podem procurar os responsáveis da escola e conversar, expor seu problema, dificuldade e sugestão, isso pode ajudar. No meu caso ajudou um pouco.
 
Por isso, quando forem olhar um curso, não esqueçam de verificar os seguintes pontos:
- Como é o teste de nivelamento, só teoria ou conversação também?
- De quanto em quanto tempo acontece o teste para mudança de nível? Ou o professor pode te indicar para mudar de nível?
- A escola possui algum incentivo ou advertência para os alunos que respeitam ou não respeitam em só falar inglês na escola?
 
As respostas fazem com que a escola ganhem pontos e assim você pode decidir melhor em qual estudar!
 
Bom, espero ter ajudado, e continuem mandando suas perguntas pois elas podem virar um post também!
Obrigada Marister, sua dúvida deve ajudar bastante gente!
 
Beijos

4 comentários:

  1. Olá. poderia me dizer qual escola você fez? Também estou sem grana pra ir, mas queria uma mais ou menos, e que não passasse o que você passou. Poderia me indicar alguma? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jadhe, estudei na Seda. Bom, sinceramente ouvi falar muito bem da Delfin, e n'ao 'e a das mais caras, de uma olhadinha pra ver se esta dentro do seu orçamento!

      Beijos

      Excluir
  2. olá, e agora em qual escola vc estuda ? se trocou de escola, foi tranquilo o processo ou a escola te prende a eles ? obrigada
    *pergunto pq pretendo ir e como vc o orçamento esta apertado e a seda eh a escola com o melhor orçamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monica, eu estudei na Seda e realmente é uma das escolas mais em conta, com a desvantagem de ter muito brasileiro, mas não acho isso impedimento se vc sabe o que quer e tem determinação pra estudar. Eu não troquei de escola lá não, fiquei só nela mesmo.
      Vai e mantenha foco e divirta-se.

      Beijos

      Excluir

Ajude-nos deixar o Blog mais interessante e ajudar outras pessoas, deixe seu comentário!