quinta-feira, 1 de março de 2012

29 Fevereiro - Leap Year Day

Olá galera, pois é, ontem foi dia 29 de fevereiro, o tão esperado dia para se conseguir um marido aqui na Irlanda, isso por que neste dia acontece o Proposal Day, que é comemorado no Leap Year Day, ou seja, o dia a mais que tem os anos bissextos.

Como tradição Irlandesa, nesta data as mulheres tem a “permissão” de pedir o homem em casamento, e o pedido só pode receber como resposta o sim.

O assunto serviu até como história central de filme. Em “Casa Comigo?” (em inglês, “Leap Year”), a personagem central, interpretada por Amy Adams, que viaja dos Estados Unidos para a Irlanda para pedir o namorado, que está em Dublin, em casamento. Mas no meio do caminho muita coisa acontece e ela acaba conhecendo outra pessoa que se torna, de fato, o amor da vida dela. A película mostra muitas cenas do interior da Irlanda e, claro, de Dublin.
Toda essa história relacionada ao Leap Year Day teria começado por volta do século V. O dia 29 de fevereiro não era reconhecido pelas leis Inglesas e como não havia um status oficial, tudo era permitido e as mulheres, que na época sofriam muitas restrições, encontraram uma brecha para poderem declarar o amor delas para o amado.
Ainda segundo a tradição, essa data especial para pedidos de casamento pelas mulheres foi iniciada porque St.Brigid (uma das patronas da Irlanda, a freira fundou vários monastérios e viveu de 451 a 525) reclamou a St.Patrick (patrono da Irlanda e bispo, que viveu de 387 a 493) que as mulheres, muitas vezes, esperavam um longo período para serem pedidas em casamento. A partir disso, St.Patrick determinou que o dia 29 de fevereiro serviria, então, para compensar essa demora.
Anos depois, descendentes Irlandeses na Escócia contribuíram para que em 1288 houvesse uma lei que permitia que a mulher fizesse o pedido de casamento no Leap Year Day. O homem que não aceitasse teria de pagar uma multa, que poderia ser um beijo, um vestido de seda ou um par de luvas.
E pra quem quiser algumas dicas para pedir seus namorados em casamento, tem esse vídeo:
Boa sorte a todas as mulheres! Happy Proposal Day!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos deixar o Blog mais interessante e ajudar outras pessoas, deixe seu comentário!