sexta-feira, 19 de abril de 2013

Como vai a Irlanda? Vai bem, obrigada.



Uma das perguntas que as pessoas mais me fazem é: Como está a Irlanda? Empregos? Crises? e etc.

Já faz 1 ano que voltei, então as notícias já não são tão vividas diariamente como antes, mas gosto de me manter informada e passar isso pra vocês.

Em busca de notícias da nossa querida Irlanda, achei essa reportagem que aborda bem a situação atual de lá:

Emprego:

Dublin, o novo Vale do Silício

Twitter, Microsoft, Amazon, e muitas outras gigantes do ramo da Tecnologia agora possuem endereços  irlandeses, colocando a Irlanda entre um dos melhores lugares para se trabalhar do mundo. Aqui mesmo no E-Dublin News temos anunciado vagas para empresas como Facebook, E-bay, PayPal, Hubspot e Fire-Eye, somando-se mais de  mil postos de trabalho só nesse inicio de ano, o que tem refletido diretamente na economia do país. E, enquanto muitos falavam em recessão e na dificuldade de embarcar numa experiência abroad em tempos de crise, o movimento do mercado veio mostrar que, pelo menos para os não europeus qualificados os bons ventos tem soprado na direção da terra verde.
O crescimento astrônomico do número de empresas de Tecnologia no país e a necessidade latente de mão de obra qualificada e multilingual, fez com que o governo afrouxasse as rédeas em relação ao visto de trabalho, que agora será facilitado para que profissionais de fora da união europeia. Mas não é apenas no setor de tecnologia que o país tem se destacado. Mesmo tendo entrado na lista dos PIIGS (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha), os países mais atingidos pela crise europeia, a Irlanda será o primeiro país do bloco Europeu a sair do plano de ajuda econômica, em consequência das ações certeiras adotadas pelo governo nos últimos dois anos.

Qualidade de Vida:

A Irlanda não é mais a mesma e apesar de circular nas listas de países onde a qualidade de vida ainda é prioridade, os problemas econômicos tem inevitavelmente refletido no dia a dia da população. A capital Dublin, que sempre aparece em boas colocações em rankings de assuntos gerais, caiu 9 posições nos  últimos dois anos, ocupando atualmente o 35º lugar no Ranking sobre Qualidade de Vida - Mercer, no entanto ainda está à frente de outras grandes capitais europeias como Londres (38º), Madri (49º), Roma (52º) e até mesmo das megalópolis brasileiras, Rio de Janeiro (98º) e São Paulo (116º).  A analise é feita com base em fatores políticos, socio-econômicos, ambientais, acesso à educação, segurança e saúde fazerem parte da pesquisa.
 

 
Essas informações extrai do site E-Dublin, que diga-se de passagem ser um ótimo site de pesquisa para Intercâmbio na Irlanda. Vale muito a pena vocês lerem a matéria completa no http://www.e-dublin.com.br/cinco-anos-de-irlanda-o-que-mudou/#ixzz2QwSWXbFi.

É isso ai....fico muito feliz que por mais dessa crise toda, a Irlanda é um dos paises que está conseguindo se sobressair.

Beijos!

 

6 comentários:

  1. Oi Genaine, tudo bem? Esta foi minha primeira vez em seu blog e estou encantada! Me ajudou e tirou dúvidas de tanta coisa!! Principalmente com seu passo a passo de quando chegou, realmente perfeito :) Queria saber se você me responderia uma dúvidazinha: Meu marido e eu iremos chegar em Dublin no fim do primeiro semestre de 2014 e já estamos organizando e reunindo todas as coisas, além de poupar money, claro, rs. Só que temos uma preocupação: é muito duro achar trabalho por aí? Demora muito? (Tem um pessoal que fala como se fosse o céu, e outros como se fosse o Ó. Não sabemos o que pensar!!) Você poderia nos compartilhar sua opinião?
    Ah! Já aproveitando, como fazemos para tirar/fazer o VTM? Paga alguma coisa para depositar? Não estamos nesse passo mas já estamos preocupados, hehe.

    Se puder dar um help com isso, não sabemos nem como agradecer!
    Beijão e muito obrigada por suas dicas,

    Claudia Cunha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaaaa Claudia!!! Tudo bem? Só nas expectativas ne? ;-)

      Bom, realmente, trabalho na Irlanda depende de muita perseverança. Para mulheres encontrar de babá é um pouco mais tranquilo, para homens ou mulheres que querem trabalhar de cleaner, em hotel ou pubs precisa ficar atento e não desistir, meus amigos com esforço sempre conseguiam. Desejo as vcs muita sorte, a experiência é indescritível!

      Sobre o VTM vcs podem pedir orientações no seus bancos ou em agências de câmbios. Não paga nada pra fazer, mas toda vez que "recarregam" o cartão com mais dinheiro pagam uma taxa.

      Beijocas!

      Excluir
  2. Ola Genaine, td bem? bem vamos la....meu nome e Marcela, moro no RJ, sou enfermeira de nível superior, gostaria de saber como esta empregos nessa área por ai, gostaria de ir sem lenço e documento...kkkkk....vc me ajudaria se eu fosse? qto devo levar de dinheiro? enfim, quero ir e tentar uma vida....forte abraço...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tudo bem sim e vc? Olha, eu não estou mais na Irlanda. Tb sou da área da saúde e sei que não é fácil conseguir não, no mínimo vc tem que ter um inglês muito bom! No início as pessoas tentam trabalho de babá e depois tentam algo na área.

      Boa sorte!!!

      Excluir
  3. Olá (:
    Deixe eu me apresentar, meu nome é Evelyn e sou uma estudante de Gestão em Turismo pela UFF aqui no Rio de Janeiro.
    Estarei indo no dia 5 de setembro a Irlanda para encontrar com meu namorado e vou aproveitar para fazer a minha pesquisa de monografia.
    Eu gostaria de saber se vc poderia me mandar seu email para que eu possa te contar mais sobre a ideia da monografia e se vc se interessar sobre, gostaria de te entrevistar e que vc pudesse encaminhar para pessoas que vc conheça (:
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Evelyn, claro que podemos conversar mais. Meu email é genainegf@yahoo.com.br

      Beijos e divirta-se muito na Irlanda!!!!

      Excluir

Ajude-nos deixar o Blog mais interessante e ajudar outras pessoas, deixe seu comentário!